Avançar para o conteúdo principal

Saturno nos Signos (parte III)

Saturno nos Signos (parte I)
Saturno nos Signos (parte II)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência.

Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.

Em Sagitário ou 10 de bastões


Não é uma posição fácil e pressupõe a necessidade de reformulação de valores. Ou são pessoas ligadas a estruturas de poder religioso, filosófico, ou têm dificuldades em lidar com essas estruturas criando dificuldades de fé e optimismo.

Pode dar pessoas muito rígidas ou dogmáticas. Criam alguma dificuldade em acreditar serem espontâneas. O 10 de Bastões indica precisamente isso, a energia e o impulso fogoso estão presas, impedidas de avançar.
Alguns problemas estruturais (saúde) ao nível das ancas, pernas.

Com Saturno nesta posição não basta acreditar naquilo que se idealiza é necessário experienciar e viver tudo o que se tem por meta e por ideal, de outra forma sujeitam-se às grandes desilusões e às projecções inconsequentes.

Saturno em fogo inibe o entusiasmo pela vida, por outro lado dá maior consistência aos projectos e ideais, se for cultivada a persistência e se souberem reconhecer os seus próprios limites.

O auto aperfeiçoamento está dependente da aplicação e do uso dos princípios abstractos no seu dia-a-dia.

Em Capricórnio

Encontra-se no seu próprio domicílio estando aqui as qualidades de Saturno bem patentes. É muito poderoso.
São pessoas com uma grande capacidade de resistência. Sabem lidar com o tempo, esperar, são pacientes, pessoas muito responsáveis por vezes ambiciosas.

Podem responsabilizarem-se por estruturas por mais pesadas que elas sejam. Pela negativa podem ser pessoas excessivamente rígidas, medrosas, limitadas, condicionadas pelo peso da responsabilidade.

Têm tendência a acumular todas as coisas às costas, a suportar as dores dos outros. Uma das metas principais para estas pessoas é a construção duma segurança estável e duradoura ao nível material ou espiritual, em prol da qual desenvolvem os seus esforços de dedicação e sacrifício.

Em Aquário

As pessoas com Saturno em Aquário sentem uma forte necessidade de desenvolverem padrões de segurança, quer a nível mental, quer no plano das amizades e das relações humanas.
Já trazem problemas para verem ao nível dos grupos, da interacção social.

Em geral são pessoas com algumas reservas e alguma dificuldade de funcionarem em grupo porque trazem memórias do passado, de algo que correu menos bem ao nível da dimensão sócio cultural e dos grupos.

São pessoas que têm dificuldade em trabalhar e colaborarem em grupos, de participarem em projectos. Por vezes estas pessoas sentem a obrigação de assumirem grandes responsabilidades ao nível das estruturas.

Dois tipos de comportamento podem ser aqui acentuados, o 1.º é caracterizado por uma necessidade de envolvimento e responsabilidade social o que torna a pessoa extremamente sensível aos contactos humanos.
O 2.º aponta para um processo de revisão e retrospecção de certas áreas mentais e emocionais.

Enquanto estas áreas não forem integradas, a tendência será para uma atitude defensiva e solitária no modo de abordar a vida.

Em Peixes ou 8 de Copas

É uma posição muito delicada. Os sentimentos desempenham um papel importante na construção da identidade pessoal. Como é bastante vulnerável e sensível à dor e ao sofrimento pode reagir de maneira distinta, ao defender-se do mundo, vai criar barreiras emocionais que, mais cedo ou mais tarde, revelarão o seu isolamento em relação à vida, arranjando compensações através da imaginação que apenas ganham forma no inconsciente.

Sendo o confronto com o exterior extremamente necessário para aprender a lidar com as emoções e com os sentimentos acabará por mudar através da dor para uma posição de empenho e responsabilidade emocional.

Numa 1.ª fase rejeitam completamente essa parte sentimental frágil, e então têm uma postura de defesa, frieza e dureza ou por vezes acontece terem sido confrontados em tenra idade com responsabilidades e circunstâncias limitadas da vida que os obrigou a serem responsáveis.

Muitas vezes passam por uma fase de vida em que perdem completamente o controlo; no fundo perdem a falsa moralidade e então vivem toda a contradição emocional. Vivem toda uma plêiade de sentimentos contraditórios. Se tudo correr bem numa 3.ª fase, o Saturno em Peixes no seu melhor pode virar Mestre, no sentido em que sabem gerir sentimentos, têm mestria de sentimentos.

Estas pessoas para ultrapassarem as dificuldades da vida inibem-se ou porque a pessoa já teve circunstâncias de vida caóticas que afundaram a estrutura ou porque têm de se sacrificar por alguma coisa.

Numa 2.ª fase, a pessoa normalmente percebe que uma coisa é ser virtuoso, outra coisa é ser um falso moralista e, então, vivem toda esta contradição para perceberem o que é amor, desejo, paixão, falsidade, etc.

Depois de viverem tudo isto de experimentarem, percebem e rejeitam, deixam de viver ou fazer algo por medo, de sofrer, ou de perderem o controlo.

Depois de viverem nessas águas turbulentas a pessoa também pode deslocar-se dos seus problemas pessoais para fazer face aos problemas dos outros e expressar sentimentos calorosos que se encontravam bloqueados.

Tudo o que foi dito sobre esta posição, aplica-se na íntegra ao 8 de Copas. É preciso gargalhar muitas vezes ao dia :)

A nível da saúde reflecte-se nos pés.

Na primeira hora de Saturno de um dia de Vénus e da Virgem Santa Maria Rainha e de S. Timóteo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp