Avançar para o conteúdo principal

O Amor

Hoje é dia de Vénus, e como uma amiga minha costuma dizer, é o dia do Amorzinho! O que me fez parar para pensar no verdadeiro significado desse termo tão vasto - o Amor.
Amor é uma palavra tão utilizada, mas que na maioria das vezes nem sabemos muito bem o que isso significa, ou melhor, temos definições que podem andar perto do que realmente é essa coisa tão vital para a nossa vida, sentimo-lo, apesar de não ser um sentimento. Sim, o Amor não é um sentimento, como sempre julgámos, pois os sentimentos existem dependendo de outra coisa e o Amor existe por si só. O Amor não se mede em termos de posse, não é possível dizer amo-te porque és minha mulher, meu filho, minha amiga, o Amor é omnipresente e por isso não pode estar preso a ninguém, nem a nada.
O Amor é algo que existe, sempre existiu e existirá sempre, independentemente de tudo.
O Mago tem como tarefa descobrir o Amor que reside dentro de si. Inicialmente começamos por o ver como uma pequena centelha que reside no nosso Coração, à medida que o vamos despertando, começa a aumentar e fica parecido com uma chama. Quando essa luz interior desperta nas suas capacidades plenas, a chama torna-se em fogueira que arde sem se ver, como disse Camões. Este Amor, quando desperto, faz nos ver o Mundo através dessa cadeia de ligação que nos une uns aos outros, faz-nos entender que somos de facto todos um, e que esse Um é o Amor.
Se houve alguma lição que Jesus nos deixou, para mim a mais importante de todas, foi exactamente esta, amai-vos uns aos outros. Quando nos Amarmos a nós próprios poderemos começar a amar os outros pois o Amor não está fora, mas dentro de nós.
Esta visão do amor foi-me incutida por uma pessoa maravilhosa que acompanhou o meu crescimento, disse-me sempre:

Enquanto não te amares a ti, não poderás amar mais ninguém.

Na altura a frase fazia pouco sentido, pois amar estava associado a gostar de alguém, mas agora que sou mais madura e que começo a compreender o Mundo, vejo que este Amar é o despertar de mim própria, é aquilo que vai possibilitar que eu me entregue aos outros na plenitude do meu ser.

Uma última reflexão é-me exigida, pois acho que durante grande parte da minha vida andei a enganar-me a mim própria. Sempre pensei que tinha de ajudar os outros, que a minha missão passaria por essa vertente, porém hoje, e cada vez mais, compreendo que isso era apenas fuga da minha vida. Como posso eu querer ajudar os outros se não me conheço a mim, que poderei eu dar se não sei do que sou capaz, que amor posso oferecer se não sei o que tenho dentro de mim? Poderei então dizer que colocar a minha descoberta interior acima de tudo e de todos não é um acto egoísta mas sim bastante altruísta, pois só depois de saber quem sou poderei dar e ajudar os outros plenamente, sem interesses ou arrogâncias.
Posto isto, é importante relembrar que não escrevo com a intenção de ajudar ninguém que não eu, que este blog serve apenas para medir os meus conhecimentos e a minha capacidade de expressão, que isto sirva para ajudar alguém será um efeito colateral.

Num dia de Vénus, do Arcanjo Anael e de São Pedro Celestino

Comentários

  1. Olhe desculpe lá, mas essa cena de efeitos colaterais soa mais a coisa cinemática :)

    Grande verdade minha linda, às vezes perdemo-nos em nós na ilusão de que estamos a fazer o melhor, ou a ajudar o outro... então e nós onde ficamos no enredo?

    Essa é a grande pergunta...

    Oh Shin.... wish u the best!!! <3 <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ondinha linda tu andas a dar-lhe :)

      A gente esquece-se sempre de tanta coisa, parece tão fácil esquecer...mas de repente aparecem amigos a dizer «que se FO&% essa cena o que importa é ser feliz e partilhar isso, que ser feliz sozinho não deve ter graça nenhuma» :)))e aí a gente acorda outra vez para a simplicidade da vida, não é?

      Grata pela tua presença encantada

      abrejinhos

      Eliminar
  2. Tchiii Mana...

    Nem preciso de dizer nada pois não?
    Pode parecer daqueles lugares comuns e frase tipo autocolante, mas de facto, se não nos amarmos não vamos saber amar ninguém. Se não tivermos dinheiro não podemos emprestar, certo? Por muito boa vontade que tenhamos...
    Obrigado pela partilha sis.
    beijOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que este texto tem anos...anos de existência. esta semana foi revertido para rascunho, alguém o denunciou por desrespeitar os direitos de autor (deviam ser as imagens) e tcharam....tão actual ainda, não é! Daquelas lições que teimamos em esquecer...e depois apanhamos e lembramo-nos outra vez!

      Beijocas

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com