Avançar para o conteúdo principal

Uma ida ao passado com e no Mundo

Depois de ter passado a Prova da Verdade, Alegria sentia-se no topo da montanha. Nada o poderia parar, ele estava cheio de energia e confiança. Era ele e o caminho, nada mais.

Sentia-se muito sociável e, por isso mesmo, apareceu à sua frente uma aldeia. Havia uma azáfama nas ruas, a aldeia transbordava a vida. Das chaminés saía fumo, as crianças brincavam com aros de ferro que faziam girar verticalmente com a ajuda de um pau. As mulheres e homens transportavam bens de um lado para o outro. Até os animais pareciam ocupados, observando a correria humana.

Quando se aperceberam da presença de Alegria o ancião, misteriosamente saído de uma das cabanas, aproximou-se e acolheu o nosso peregrino. Feitas as apresentações, Alegria foi colocado num pequeno bar onde poderia conviver com os locais, pelo menos aqueles que não tinha tarefas para fazer. A aldeia estava a preparar as festas da Primavera. 

Porém, passado um bocado, Alegria sentia-se inútil. Não queria estar a desperdiçar a sua energia em conversas frívolas, tinha mais o que oferecer, além da sua boa conversa. Foi ter com o ancião e perguntou se poderia ajudar alguém, não lhe apetecia ficar na sorna quando a Aldeia transpirava a vida e ação. Foi-lhe, então, incumbida a tarefa de ir preparar a lenha para as fogueiras noturnas. Hoje, ia haver um pequeno ritual de acolhimento à Lua Nova. Segundo esta população, era a última Lua Nova em que o Deus estava em Água, seguindo o seu raciocínio, ele iria mudar-se para as terras do Fogo, por isso, era preciso começar a conectar com essa energia.

Alegria foi. Enquanto andava a juntar a madeira seca, tarefa difícil após as chuvadas de inverno, começou a sentir que havia um perigo qualquer ali por perto. Observou o pequeno bosque e não conseguiu ver nada. Regulou a sua respiração para poder ficar mais facilmente em contacto com o seu interior. Contudo, nada do que fazia lhe mostrava onde estava esse perigo.

Continuou a sua tarefa. Reuniu a maior quantidade de madeira que conseguiria depois transportar e foi então, quando estava a colocar o último torro nos seus braços, que um flash o invadiu. Alegria estava a recordar a sua estadia na comunidade onde conhecera Isis, dentro de si os sinais de medo deram início a uma tempestade de emoções. Toda a confiança que sentira antes, aquela sensação de estar no topo da montanha, abandonou-o. Restava agora apenas uma insegurança gigantesca.

Regressou à aldeia, com o coração inundado de medo e sentimentos conflituosos. Foi ter com o ancião, mas, enquanto se dirigia à cabana dele, foi interrompido por um aldeão que caminhava com um cavalo.
«Vejo que foste à floresta. E regressas inquieto. Esta floresta é poderosa. Devias ir descansar antes de ir ter com o Lirmen, pois ele não te dará resposta.»
Alegria agradeceu a opinião, mas decidiu entrar na mesma.

Lirmen, o ancião, esperava-o com uma caneca de chá. Sentaram-se numa mesa junto ao forno e beberam o chá em silêncio. Alegria começou a sentir o negro a desaparecer e reconheceu o chá, Cinnamomum Camphora. Sorriu e agradeceu. O sorriso foi retribuído, mas o silêncio permanecia. Foi Alegria que o quebrou, decidira contar tudo o que tinha sentido ao estar na floresta.

«Pisaste solo sagrado. Os Deuses trouxeram-te aquilo que precisavas de ver que não estava resolvido.»
«Foi por isso que me mandaste lá? Sabias que iria acontecer isto?»
«Não sabia, mas deseja saber se eras digno de permanecer na nossa festa hoje à noite. Sabes, muitos são aqueles que se intitulam de mestres e místicos procurando o caminho, mas poucos são os que trilham o verdadeiro caminho. Ao teres a coragem de vir falar e ser honesto comigo, mostraste que está pronto para aprender. Desejas a Verdade. É bom saber que regressaste a casa!»

Alegria compreendeu imediatamente aquelas palavras de acolhimento. Iria ficar por ali e compreender o porquê daquele flashback. Tudo se iria resolver, bastava que ele encontrasse a sua Força.

Na terceira hora de Sol do dia de Sol, S. Rodrigo, S. Sancha, S.Eufrásia

Comentários

  1. "A verdade" ... sim essa palavra que tantas vezes é esquecida por muitos.
    Porque é ocultada tantas vezes? Será em prol de um bem estar supérfluo? Será que é por achar que ignorando-a se consegue ir ao encontro do objectivo pretendido.

    Nesta belíssima história revela precisamente o contrário.

    Não há nada melhor que sermos verdadeiros connosco próprios e com os outros.

    ResponderEliminar
  2. Estrela.Dourada

    belas palavras, muito verdadeiras para mim.
    Acredito que na maioria das vezes fazemos sacrifícios em prol do bem estar comum, que acaba, mais cedo ou mais tarde, por se revelar completamente inútil. Não há nada mais verdadeiro que termos de ser verdadeiros connosco próprios :)

    Obrigada pela participação. Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com