Avançar para o conteúdo principal

Através do Sol encontro o Entusiasmo de Viver

Onde empregamos o nosso entusiasmo? O que está a dar frutos? Que alegria ou liberdade está a ser oferecida? Foram estas as perguntas que a energia do Sol nos trouxe esta semana que acabou.


Para responder a estas perguntas eis os arcanos menores que nos saíram:


e eles tentaram mostrar-nos isto:

Para saber que entusiasmo temos, sim porque cada um o manifesta de formas diferentes, nem todos precisamos de ser expansivos para mostrar o nosso entusiasmo com alguma coisa, o primeiro lugar onde devemos olhar é o nosso coração, a nossa Taça, o nosso Graal. Aí residem todas as nossas emoções e o entusiasmo é mais uma delas, isto é, é uma manifestação de emoções. Mas na pergunta onde é empregue, entusiasmo pretende equivaler a palavra força, entusiasmo no sentido da força que usamos. E a primeira carta, Ás de Copas, só nos pode mostrar que ela vem do Amor, é uma Força Emocional que derrama sobre a Taça, nesta em particular deverá representar que a Taça derramou a sua água de amor sobre nós. (já vos estou a imaginar completamente embevecidas, ai...como é lindo o amor.)

Mas voltemos ao entusiasmo. Este estado de espírito acontece de forma tão rápida que nem temos tempo para o compreender. São ciclos que nos arrebatam, sobre os quais é impossível ter qualquer controlo, por isso, o melhor é deixar seguir, é a lição do 8 de Bastões. Subir para o dorso do cavalo e experimentar uma certa liberdade. Espero que tenham aproveitado essa oportunidade, só seguindo alguma "loucura" poderemos encontrar alguma liberdade.
Apesar de não controlarmos esses acessos de  energia, há que compreender que ela é dinâmica, que só nos poderá levar para algo diferente daquilo que conhecemos, através do Cavaleiro de Copas. Esse dinamismo levar-nos-á em última análise à capacidade de dominar esses estados, a uma mudança interna, uma harmonia material que nos trará a capacidade de escolher com mais consciência. Esta é a lição do 2 de Discos. Então, mesmo que a experiência não tenha correspondido às expectativas, será necessário mudar de prisma e ver que ela nos levou àquele ponto, onde a nossa consciência se expandiu.

Deste modo encontramos a resposta para o que está a dar frutos. O Rei de Discos mostra-nos que há uma possibilidade de nos mantermos em harmonia com os ciclos naturais da terra. Ao realizarmos isto, o nosso próprio fluxo energético harmoniza com o Cosmos e a aceitação de certas crueldades e desesperos torna-se mais fácil, pois compreendemos que tudo faz parte de um Todo e não, não é tornamo-nos indiferentes, é apenas uma compreensão do funcionamento do Todo. Mas se o não fizermos facilmente caímos na rede de caprichos e de inconstâncias, onde nada nos satisfaz, onde o vazio se mantém por mais raios de Sol que nos invadam o corpo e alma.

Façamos uma retrospectiva rápida da semana que passou e perguntemo-nos isto:
«Aproveitei a oportunidade que apareceu assim do nada esta semana?»
Se sim: «Que sensações vos invadiram? Ficaram alegres? Felizes? Ou arrependeram-se?»
Se não: «Em que estado ficaram? Felizes? Em paz com a decisão?» Se não, aconselho a pensar no tipo de esquemas mentais que estão na base desse auto-flagelo. Chega de pensar que não merecem ser felizes! O SOL é de facto para TODOS!

Na segunda hora de Sol do dia de Sol, S. Vitorino, S. Antonino, S. Lourenço Justiniano, S. Bertino

Comentários

  1. Olá querida,
    que leitura fabulosa essa da semana, foi exatamente assim que me senti. Com vontade de inovar, ser livre, permitir a loucura. Consegui realizar algumas possibilidades, outros dias nem tanto, contudo o mais importante é que internamente esse sentimento de entusiasmo está presente e de chama acesa me impulsionando para sair da mesmice e do óbvio. Muito boa leitura, parabéns. Ah, e agradeço pela visita ao meu espaço!

    Continuemos conectadas.

    ResponderEliminar
  2. Amei seu blog e seu link ja esta nos meus favoritos no http://arosaeacruz.blogspot.com , posteriorente colocarei em outros dois blogs que tenho , o visual e o tema das postagens são de muito bom gosto, informativo e instigante. Fica na Paz. Bjus

    ResponderEliminar
  3. Shin,

    Com Alegria ou sem Alegria estas tuas Reflexões semanais são de uma pontaria assustadora...

    Esta foi a minha semana e fiquei imensamente feliz ver aqui verbalizados, de forma tão clara, os pensamentos e os sentimentos que me assaltaram.

    Veio o entusiasmo. Veio A taça. Saltei para cima do dorso....Não poderia ser outra forma, tens razão, há coisas que t~em uma força própria e nos dominam.E ainda bem que continuam a haver coisas incontroláveis...

    O meu coração sabe, porque sabe, que é exactamente o que dizes: uma experiência que não me vai deixar igual. A minha consciência de mim, do outro, do Amor, das nossas liberdades, do respeito pelo caminho de cada um, irá ampliar-se ampliando-me também a mim.A tua irmã vai ficar maior...

    Expectativas não tenho porque ainda estou na parte do Entusiasmo que me arrebatou.

    Que o Entusiasmo dê depois lugar ao Entendimento que Tudo é Perfeito...tal como é.

    Tal como esta leitura..obrigado meu amor...

    ResponderEliminar
  4. Olá Clarisse é sempre um prazer continuar conectada contigo ;)

    Fico muito feliz por saber que esta semana foi também assim para ti, agora é preciso não esquecer (principalmente para nós carneirinhas) que a chama muda de intensidade ao longo da semana ;)é aceitar e seguir crescendo!

    Uma beijoca e uma grande semana entusiasmada para ti :*

    ResponderEliminar
  5. Elsy Myrian

    sê bem-vinda ao Grimoire e muito obrigada pelos generosos comentários. Esforço-me para que assim seja :)

    Irei visitar os espaços assim que puder até lá um abraço e será sempre bem-vinda

    ResponderEliminar
  6. IdoMind

    tenho começado a acreditar que a minha sintonização com a astrologia está a ajudar a ser mais certeira nestas leituras, quem sabe só estou a colocar em linguagem de tarot a dos astros. Por isso fico cada vez mais feliz de poder estar a ajudar a trazer luz a algumas dúvidas que as pessoas sentiram e sentem. Incluindo a mim mesma LOL

    Não sei o que aconteceu ao Alegria, mas foi assim que me apeteceu (este carneiro não leva nada até ao fim lol) quem sabe se só continua de férias ou se estas foram tão boas que desencarnou ihihihihihih

    Quanto a ti, só posso dizer que faças o que fizeres cá estarei sempre, desprendida (pelo menos sempre que conseguir!!!) acreditando que estás a dar o teu melhor!

    love ya e obrigada pelo feedback

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com