Avançar para o conteúdo principal

Temperar as emoções, fácil ou difícil?

Quando as nossas emoções não são controladas, dominadas, acabamos por ter atitudes que, por vezes, nos levam lugares mais escuros, densos e repugnantes dentro de nós.

Com certeza, tudo o quanto nos acontece nos dirige a oportunidades de crescimento, mas porquê escolher fazer o caminho mais difícil quando há outro tão bem mais fácil, deixando-nos libertos para experiências mais felizes? Porquê insistir em passar de parceiro em parceiro ao invés de acalmar e compreender que é a emoção de desejar, o fogo ardente de se apaixonar, que impele? Resolvendo assim a questão e fazendo o que apetece fazer, não seguindo um impulso, mas satisfazendo uma necessidade.

Hoje escolho falar sobre o desejo, o desejo ardente de possuir algo que, por direito, não é nosso. Como conseguimos controlar esse desejo que se alimenta de fantasias e de sonhos por realizar? Como conseguimos dizer «Basta! Não quero mais este desejo!» quando ele já é tão grande que só basta um estalar de dedos para que se concretize.

Conseguiremos eliminá-lo de dentro quando já está entranhado no nosso mais profundo inconsciente? E uma criança, como consegue ela, ainda pura nas limitações morais da sociedade, como consegue ela controlar esse desejo de ter algo que não é seu?

Será o medo das consequências a última coisa que nos prende de estalar os dedos? Ou serão de facto esses valores morais que a sociedade nos transmitiu, que as aulas de domingo com as freiras nos ensinou e que, em última análise, a escola nos incutiu?

O que existe entre nós e a concretização dos nossos desejos mais escabrosos?

Para aqueles que se dizem senhores de uma consciência moral, seja ela não espiritual ou espiritual, será mais fácil? Será que não têm também esses temores nocturnos, assombramentos com o objecto desejado? 

Para mim, é simples. Em cada momento que sou confrontada com esses desejos que de uma ou outra forma me rumarão a caminhos sinuosos e distantes de quem eu quero ser, escolho ser EU, ser MAIS e resistir. Às vezes torna-se difícil, a preguiça que se instala e não me deixa ir estudar, a tentação de não atender o telefone e ignorar que há um problema por resolver, o desejo de estar só no mundo e não cumprir as minhas responsabilidades, de ficar e ligar-me intimamente a ti, de viver a tua vida e não a minha... 

Mas a Vontade de ser mais e melhor do que fui ontem prevalece sempre que uma dessas tentações se coloca e sempre que estou atenta...

Mas uma pergunta permanece no meu coração...e uma criança? Se para nós é tão duro, como conseguem elas vencer essas tentações? E quando não as vencem que fazer? Oh my son, my son. What have you done?

Comentários

  1. Eu tento visualizar se a relização do meu desejo prejudicará os outros, e se isso valeria à pena, porque o sabor de um desejo realizado às vezes pode não compensar a dor de ter feito alguém sofrer injustamente. E lidar com essa dor é terrível.
    Beijos na alma, querida!

    ResponderEliminar
  2. às vezes sem querer prejudicamos outros. Infelizmente ou felizmente nao somos perfeitos.

    Aprendemos com os erros.

    ResponderEliminar
  3. Que belas relfexões. Precisamos aprender a identificar o desejo mesquinho, egoísta, infantil e imediatista e a Vontade Superior, madura e benfeitora.

    Um mestre juma vez me disse que a primeira lição do Mago é obter a vitória da Vontade sobre o desejo. Um looooongo aprendizado, não?

    E por falar em mago, eu vibrei quando me contou sobre a carta do Mago. Quer estímulo melhor pra essa nova fase? E vamos ver quem vai visitar o outro primeiro. Se eu vou praí ou se vc vem pra cá!!!

    bjos querida

    ResponderEliminar
  4. Amigos,

    obrigada pelas vossas partilhas. Continuarei em meditação até encontrar a resposta!

    Beijocas e obrigada de coração

    ResponderEliminar
  5. Shin
    Que post fabuloso! Por diversas razões.

    Na minha opinião o que nos impede de fazer tudo o que desejamos é mesmo o medo das consequências.
    vejo isso TODOS os dias no meu trabalho. E tanto assim é que alguns até tentam arranjar formas de fazer a mesmas coisa sem as consequências.

    Mesmo a nível pessoal é sempre o
    "e depois?" que te trava. Pondera-se se vale ou não a pena, o que está em jogo, como ficarás se vier a conhecimento...Sim, o dedo apontado da sociedade tem peso."Se ninguém visse, fazia. Se ninguém vier a saber, que se lixe, arrisco." Há quem pense assim.

    Muito poucos têm a ousadia de satisfazer os desejos considerados menos próprios.

    Uns,a maioria, acho eu, porque em última instãncia pensam que têm mais a perder que a ganhar.

    Outros, mais preocupados em entender, equacionam antes de mais, porque querem aquilo e depois se causarão "mal" a alguém, inclusivamente a si mesmos.Há coisas com as quais depois não se consegue viver...

    Eu, porque detesto arriscar, sair da linha, mudanças, provas, coisas novas, situações complexas, escolho sempre reprimir. Sempre!

    Portanto para mim a questão é: qual é o TEU certo. O que te diz o coração? Era bom que conseguisse distinguir quando são as emoções a falar ou a alma, assim como sei quando tenho mesmo fome ou só gulodice.
    Não sou capaz. Então, páro e tento analisar se estou a querer fugir com o rabo à seringa ou se de facto aquela é uma prova que não necessito passar.

    Às vezes acerto outras nem por isso.Chama-se viver. E aprender.
    beijos e sim senhora....

    ResponderEliminar
  6. Shin

    Desde ontem que ando a "remoer" este post.
    Confesso que me perturbou...

    É como abrir a caixa de Pandora e isso assusta-me...
    Mas há que enfrentar os nossos demónios, certo?

    As tuas palavras abriram-me novos caminhos de reflexão e agora, quando aqui cheguei e li as da IdoMind, gelei...pois identifiquei-me particularmente com os seus últimos parágrafos.

    Obrigada às duas manas e beijos

    ResponderEliminar
  7. IdoMind

    este post...foi escrito com alguma dor...alguma desilusão...alguma tristeza.

    Um dos meus miúdos não conseguiu resistir à tentação, não tem domínio sobre as suas emoções é completamente um zero nesse campo, e acabou por fazer uma asneira daquelas...E nós debatíamo-nos sobre que pena lhe dar e se se devia apresentar queixa crime para reprimir já essas atitudes...

    Esta situação mandou-me cá para baixo e tive de desabafar de alguma forma. Ainda por cima está de acordo com a reflexão da Lua da semana passada...

    Depois preciso de falar contigo, a ver se me dás uma lição de justiça e penalizações LOLOLLLLOL

    kisses my love

    ResponderEliminar
  8. Sheela

    pois...abrir a caixa de Pandora pode trazer alguns monstros que não sabemos controlar...mas é preciso olharmo-nos ao espelho e ver de verdade a imagem que ele devolve.

    A propósito, a carta de hoje é sobre isso, que nos anda a iludir, a desviar de objectivos com ilusões.

    Minha querida, ao princípio pode custar...mas depois tudo se arranja e vai para o seu lugar, deixando a nossa alma arrumadinha ;)

    Olha a manita também escreve umas reflexões intensas, sempre muito preocupada com o caminho que não encontra ou teima em se desviar rkrkrkrkr, passa lá no Jardim que acho que vais gostar!

    BEijocas querida e almoçamos hoje?

    ResponderEliminar
  9. Oh Sis,

    Estás nessa escola. Com esses míudos.
    Achas que é porquê?

    Falaremos sobre crianças e o Caminho.
    Distancia-te. Olha de cima para a situação.
    Um beijo minha irmã e o convite é extensível?

    ResponderEliminar
  10. Tks Sheela

    Mas a mana tem mau feitio. tenho de aguardar a autorização dela...lol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp