Avançar para o conteúdo principal

Hefesto ou Vulcano

A propósito da carta da semana, surgiu na minha lembrança uma história mitológica que quero partilhar.

Hefesto é filho de Zeus e Hera, a história muda de acordo com as fontes, mas em todas elas uma coisa é comum. Hefesto foi expulso do Olimpo e na queda que durou um dia e uma noite ficou deformado, ora fisica ora emocionalmente.

Assim é connosco. Em cada queda que temos na vida uma cicatriz é adicionada ora ao nosso corpo físico ora ao nosso corpo emocional. Todavia, como este deus deveremos ser capazes de forjar essas marcas feias e torná-las belas.

Hefesto é o deus da forja, do metal. O metal é um material feio, frio, disforme que só através do fogo pode ser moldado. Hefesto conseguiu moldar o metal e transformá-lo nas peças mais belas que os deuses já tinham visto e assim conseguiu reconquistá-los.

Com este deus e a sua história poderemos aprender a lidar com os nossos aspectos mais feios, aprender a transformar o nosso lado bruto em algo mais delicado e perfeito. Conseguindo assim o perdão dos deuses e de nós próprios.

Lembrei-me desta história pois a carta da semana tem muito a ver com o perdão. Aprendermos a perdoar-nos pelos nossos lados menos belos, que todos temos, é uma das lições mais importantes da vida. Sem perdão não há evolução. Só depois de nos perdoarmos poderemos transmutar o que queremos!

Na primeira hora de Vénus do dia de Marte, S. Eloi, S. Ansano

Comentários

  1. Muito bom passar por aqui e ler tantas informações.Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin Tau

    O que tu sabes moça!!
    Transformar os nossos defeitos em virtudes chama-se evoluir e eu acredito que todos temos essa capacidade de forjar o nosso caminho nem que seja no fogo da amizade e do amor.
    Hoje a Lua estava fantástica.

    Beijos

    Viajante

    ResponderEliminar
  3. Passei aqui pra te deixar um beijo querida! Adorei este post, os mitos nos ensinam muito! Obrigada por compartilhar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Shinita, adoro a mitologia.Por vezes é difícil aprender a perdoar.Mas vale sempre a pena tentarmos, para podermos evoluir enquanto seres humanos iluminados.Beijocas.

    ResponderEliminar
  5. Rejane

    sê bem-vinda! Assim que tiver um tempo maior, esta altura começa a ser contra-tempo apra mim, irei visitar os teus vários espaços e conhecer-te um pouco mais ;)

    Até lá volta sempre que quiseres!

    BEijocas e obrigada pelas tuas palavras doces

    ResponderEliminar
  6. Cris

    bem-vinda e obrigada pela tua partilha. Tenho intenção de ir colocando mais histórias, mas fala um pouquito de tempo recentemente.

    Assim que estiver mais desafogada irei passar nos eus espaços, no cinema paradiso (adoro cinema) em particular.

    Beijcoas e volta sempre

    ResponderEliminar
  7. Viajante amigo

    o que sei está ao dispor de quem quiser saber também ;) basta pesquisar e fica-se a saber. O resto é o que eu sinto sobre a lição, apenas a minha visão da coisa ;)

    També acho que todos temos essa capacidade, mas recentemente tenho cada vez mais visto pessoas distraídas (uma nova forma de dizer em ves de deprimidas) e parece que perdaram essa capacidade de forjar!
    Enfim, todos temos, mas há alturas em que não vemos a luz ao fundo do túnel, mesmo quando ela forte e brilhante quase incandescente.

    Tudo isto para dizer que às vezes os amigos e amados não podem fazer nada, tem de ser a pessoa sozinha a sair da distração.

    Não achas?

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  8. Katia

    já tinha saudades, obrigada pela visita, é sempre bom ter-te por aqui!

    A mitologia ensina de facto muita coisa :)

    Bejufas e em breve devolvo a visita!

    ResponderEliminar
  9. Fatinha

    óp se é difícil perdoar, principalmente quando o perdoar implica compreender que somos nós que estamos a fazer o papel de deus e julgar os outros, quando no fim vamos perceber que ao outro devemos agradecer pela aprendizagem e é a nós que nos devemos perdoar por continuar a insistir em comportamnetos menores. eeheheheheheh
    pelo menos para mim é aqui que é difícil perdoar.

    Beijcoas e obrigada pela tua partilha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com