Avançar para o conteúdo principal

Abrir mão do que temos (Actualizado)

A propósito do comentário da IdoMind sobre as mudanças, onde nos disse que não gostava de perder nada, achei que era importante para todos, incluindo eu, relembrar uma lição espiritual.
Seria importante abrirmos a nossa mente para o facto de que nada nos pertence. Possuir algo é retirar-lhe a sua liberdade de ser e pertencer a quem precisar. Tudo na vida é circular, logo, como podem os nossos pertences ficar apenas nas nossas mãos?

Aquilo que hoje temos e possuímos na nossa casa, dá-nos com certeza muito prazer, mas será que precisamos disso tudo para sermos felizes? Não, claro que não. No mundo da prosperidade, cujo acesso é de todos, a prosperidade significa termos aquilo que nos é necessário para crescer saudavelmente, para fazer uma vida sossegada!

Ter uma televisão em cada divisão da casa, um carro para cada elemento da família, uma casa com mais divisões do que o necessário, não é de facto prosperidade. Prosperidade é ter o essencial, mas dirão «O essencial muda de caso para caso!» Talvez, mas se formos analisar as pessoas têm mais do que necessitam na verdade. A ganância, a competição levou-nos a um estado de vida que nos torna consumidores compulsivos e quanto mais temos mais queremos ter.

Mas esta conversa vinha a propósito das mudanças. Custa largar aquilo que temos. Claro, apenas porque temos medo e no fundo dos fundos da nossa alma não acreditamos que vamos conseguir mais. Largar é libertar e quando um acot desses é realizado, com certeza é com Amor. Logo, Amor gera Amor e algo melhor virá!

Quantas vezes teremos de perder tudo para compreender que não temos nada, que tudo na vida é passageiro? Abrir mão do que temos é dar oportunidade para que coisas novas entrem na nossa vida. O espaço livre é importante! Se temos as janelas de casa fechadas como pode o ar novo entrar? Se fechamos as portas do nosso coração como pode o Amor entrar em nós? Se nos regemos por formas-pensamento negativas, claro nunca vamos conseguir acreditar, mas acreditar com o coração, não com a mente, de que quando algo se vai, algo melhor vai aparecer.

Na primeira hora de Júpiter do dia de Lua, S. Ambrósio, S. Sabino
Depois de ter colocado o post e de todos os apontamentos feitos, ficam aqui três sugestões que complementam a ideia expressa neste post.
Um pequeno ritual para a Morte no Via Tarot .
E dois textos inpiradores para aceitarmos as mudanças, um no Difusão da Alma e outro no Jardim. Vale a pena ler!!!

Comentários

  1. Excelente! Que verdade! Até que fim q alguém me diz q prosperidade é ter o essencial para uma vida saudável e sossegada, e não o excesso.

    Vou indicar esse post no SPA agora mesmo!

    Bjo na alma e abençoada sejas!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia querida ,

    Li o seu post e saio com a sensação de que o excesso sufoca.
    obrigada

    ResponderEliminar
  3. Shin

    Muito bonito! Ontem disse-te que ia por implantes hoje escreves a meu propósito, que não devemos ser futeis...nem gananciosos. Isto não está a correr bem lol lol

    Eu sei a tua intenção e porque escreveste isto para mim. Obrigada mana.
    Não preciso de muito para ser feliz, mas quando já tens pouco, o medo de ficar sem esse pouco aumenta, evidentemente. POrque a barriga continua a dar horas e a luz, água e gas continuam a ter de ser pagos.

    Quando disse que não gostava de perder nada,acho que expressei um sentimento comum a todos. Quem gosta de ficar sem um pai ou um amigo que morre. Quem gosta de ficar sem a casa e entregá-la ao banco ou, pior, às finanças. Ninguem. Acho eu.

    É claro que precisamos de menos para viver, concordo contigo, mas precisamos de alguma coisa e olha que eu sou das tais que acredita que nem só de pão vive o homem.

    Uma coisa é aquilo que sabes, acreditando que tais perdas são apenas o universo a dar-te as ferramentas para caminhares o teu caminho. Outra coisa é como sentes essas perdas. E doi sempre. Depois passa. Porque tudo passa. E tu cresces. Fazes mais amigos. Arrendas uma casa. Continuas a jornada...

    Não se trata aqui da posse, pelo menos no meu caso, mas sim o medo de não ser capaz. Assumo estas perdas como fracassos pessoais. Sinto sempre uma culpa qualquer. Este é na verdade o meu problema e não o de reter o que, e quem quer que, seja.

    It goes deep sis, as you pointed.
    Percebi que isto vem mesmo muito da lá trás...Os pais gostavam de mim pelos meus feitos, pelas minhas notas, por aquilo que eu conseguia e não por aquilo que eu era. Então, até hoje, tenho a necessidade de manifestar através do ter, aquilo que sou para que gostem de mim. É só isto. Autchhh...Custa tanto admitir mas depois da nossa sisters talk pensei muito nisto e no boicote que faço à miuha vida.


    " olhai os lirios do campo...como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como um deles".

    Comprei a assadeira.

    Mil beijos minha shin e vê lá se explicas às pessoas que eu não sou o bicho que pintaste aqui. EXIJO RETRATAÇão

    ResponderEliminar
  4. Shin Tau

    Mais uma coincidência que une nossos blogs e nossos corações. O Arcano do Dia do Via Tarot é o 13, A Morte e a abordagem que fiz envolve um ritual de arrumação de final de ano, deixando ir tudo aquilo que não nos serve mais, enquanto visualizamos os hábitos mentais/emocionais dos quais queremos nos livrar e tudo de novo que gostaríamos de trazer para a nossa vida.

    A renovação só pode acontecer a partir do momento em que abrimos espaço, nos armários e em nós. :-)

    beijo!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem colocado, minha querida. Esta é a grande lição do eixo Touro-Escorpião na grande mandala da vida: Reter/Soltar. Reter o que precisamos, soltar o que é preciso tb.
    Mudar, transformar smpre, e ficar com o que é essencial. Grande lição.

    bjos e boa semana pra ti!

    ResponderEliminar
  6. Oh Shin

    E já agora, a foto das duas pipis debaixo de água é para me dizeres que não desistirás de me levar para cima ( a de vermelho suponho que és tu...)

    Espero que as nossas mãos não se deixem.

    Amo-te e a foto é DEMAIIIIIIS

    ResponderEliminar
  7. ah! Hoje na nossa 3D fechei o ciclo... concluí fisicamente o que havia a concluir.

    E o universo é tão generoso, que quando saí de casa, para cumprir esta tarefa (dolorosa), abençoou-me assim que entrei no carro, com a musica Angel Gabriel - Lamb, e melhor ainda, quando regressei, brinda-me novamente com It's a beatiful day - U2, onde se diz tantas coisas tão importantes mas uma delas, não me sai da cabeça, "What you don't have, you don't need it now"... :) Gritei a bons pulmões, com o radio aos gritos dentro do carro... e respirei profundamente...

    Com a certeza de que quando uma porta se fecha, outra se vai abrir sorrindo ainda mais de acordo connosco.

    Ontem à noite ainda coloquei isto :

    http://surfandonaonda.blogspot.com/2009/12/its-circle-of-life.html

    que está muito de acordo com o que aqui escreves

    É uma benção a VIDA!!!!!

    Abraço profundamente teu coração

    Onda Encantada

    ResponderEliminar
  8. Onda,

    Não podia deixar de te agradecer pelo "What you don't have, you don't need it now"..

    Adorei o teu comentário, fiquei com o coração a transbordar de esperança e boa disposição. De confiança...obrigada.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Biléza,

    Fiz um post e linkei este, espero que não te importes.

    Bjufas solarengas

    ResponderEliminar
  10. Reyel

    quando li o teu comentário pensei, afinal isto não é assim tão óbvio. Obrigada pelo feedback! Ser próspero é SER, não TER! Tudo o que temos deve servir para nos ajudar a ser.

    Beijcoas

    ResponderEliminar
  11. Sonia

    é nisso que acredito! Pois quanto mais se tem, mais se quer, em tudo!

    Bom. bom é ter o essencial ;) mas claro isso é dificil!

    Beijcoas e obrigada pela tua presença

    ResponderEliminar
  12. IdoMind

    meu amor, só custa admitir, a partir daí é rumar para eliminar essas características! Sim, a foto era para ti, mensagem subliminar ;)

    Repara que a dor é sempre sinal de incompreensão. Bem sabes que a minha forma de encarar a morte ou perda de alguém que amamos é muito "fria". Dói, claro que dói, mas a compreensão do Mundo Manifestado ajuda a ultrapassá-la.

    Quanto aos bens materias, ne todos precisamos de largar tudo e ir para o Tibete, mas alguns têm essa missão na vida. A tua se calhar é viver com pouco, muito pouco. Aceitação é a palvra. Ou mudar de forma-pensamento!!! ESCOLHAS!

    Não há retratação pois tu própria já a fizeste e desculpa por ter dito que eras tu, mas o nosso à-vontade é tal que sabes que não foi para te humilhar ou algo do género, pelo menos espero que saibas!!!!

    A Onda é essa pessoa mágica que abre o seu coração e sai de lá LUZ (salgada de tanto gostar do mar ;)

    Beijos minha irmã e juntas chegaremos onde for preciso!

    ResponderEliminar
  13. Claudia

    bonito mesmo :) Vou lá no tes espaço ver o ritual e adicionar por aqui, pode ser?

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Marcelo

    obrigada, obrigada, obrigada! Trouxeste-me o elo que faltava nesta minha cabeça. LOL Passo a explicar:

    A carta da semana anterior foi o Juízo Final, que pode ser uma lição de Vulcano (1.º Raio e 4.º Raio da Astrologia espiritual). QUando saiu a Morte voltei a pensar nisso, mas não via ligação. Até tu chegares e me dizeres o que disseste! Obrigada mesmo!

    Sairá um post sobre o assunto!

    BEijcoas amigo

    ResponderEliminar
  15. O quê???!! A minha missão é viver com pouco? Retira já isso pode ser que o Universo não tenha reparado na barbaridade que escreveste.Retira!
    lol

    Estava a brincar contigo, é evidente que sei que não farias nada, intencionamente, para me magoar.

    É bom saber, que mesmo tesa, posso contar contigo...lol

    AMO-TE

    ResponderEliminar
  16. Onda Mágica (sei que é Encantada!!!)

    que lindo, lindo, lindo! O teu testemunho mostra in real como é possível mudar a forma-pensamento e sair em alta de dentro de uma situação dolorosa.

    A tua energia é contagiante, como disse a IdoMind! A dos LAmb foi mesmo um bombom que te deram ;))))))

    Vou lá ao tes espaço ver as novidades e, claro que não me importo!!!!

    BEjufas e até jazzz

    ResponderEliminar
  17. IdoMind IdoMind

    achas que eu estou a dizer isso!!! Tu é que acreditas nisso, no fundo no fundo!!! Repara, eu escrevi isto: «a tua se calhar é viver com pouco, muito pouco. Aceitação é a palvra. Ou mudar de forma-pensamento!!! ESCOLHAS!» e tu o que leste?!?!?!?!?! o_O só tu!!! LOL

    Jamais, pois eu acredit que só estás como estás por tua única responsabilidade e queres saber mais, acho que o "erro" é quereres a prosperidade da forma como antes conseguias!!! Tu já não és essa pessoa e por isso a forma de o alcançares será obrigatoriamente de ser diferente!!!!

    Que me dizes!?! Tufas, Dino MEira!!!

    ResponderEliminar
  18. OU como diria a Fada " toma lá que já almoçaste!"

    Talvez tenha de redireccionar o meu pensamento, realmente. "Para se ter algo que nunca teve, é preciso fazer algo que nunca se fez."

    Tks beijos

    ResponderEliminar
  19. Marise

    que saudade amiga! Volta que te queremos muito ;) Curioso que a caminho de casa pensei em ti e quando chego aqui "vejo" :) que bom!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. IdoMind

    tem sido uma aprendizagem nice, não tem?

    Beijocas e confio em ti

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com