Avançar para o conteúdo principal

Reflexão com a Morte II

Como já sabem esta semana não foi uma semana muito fácil para mim, porém, algumas coisas começam a compor-se, nem que seja apenas a minha capacidade de compreender que não posso compreender :) Obrigada a todos pelos mimos :*

Na Jornada do Peregrino que terá acontecido? Que lição terá a Morte oferecido a este Viajante que nada nem ninguém pára. Vamos ver.

O Peregrino seguiu em frente, pela ponte que a Rainha de Discos lhe havia oferecido. Confiante do que desejava seguiu. No trilho novo encontrou o prazer de caminhar sozinho, o prazer das suas buscas solitárias. Sozinho pelo caminho ele conseguia mais facilmente encontrar a harmonia com a Natureza que o rodeava e, por conseguinte, a sua própria.

E assim se sentia em paz, amor e entendimento. Aceitar que a sua solidão não era imposta, mas uma escolha, em tempos havia sido um dilema para o Peregrino. Todavia, agora sabia que aquela era a sua escolha, era uma parte importante do Caminhar que reaprendia.

O Peregrino sabia perfeitamente que ao estar só era mais difícil compreender as ilusões que criava, as fantasias irrealistas que a sua mente e ingenuidade fabricavam. Ao estar com outros semelhantes a si ele conseguia as ajudas necessárias, os espelhos para o confrontarem com outras possibilidades. Só, teria na sua frente um caminho mais árduo, com muito esforço da sua parte, mas ele sabia que era capaz.

Ao longo dessa jornada mais trabalhosa ele seria capaz de encontrar todos os seus recursos, a sua criatividade fora trabalhada e era agora algo que ele podia perfeitamente utilizar para resolver qualquer obstáculo que se lhe apresentasse. Ao se aperceber disso sentiu o seu coração encher-se de alegria e paz. Novamente fechou os olhos, inspirou profundamente e sorriu.

Para sua surpresa quando os abriu, novamente a Rainha de Discos se encontrava à sua frente. O Peregrino apanhou um susto, mas rapidamente se recompôs.

«Alegra-me ver que aprendeste a lição. Sabes fazer as tuas escolhas, sabes ouvir o teu corpo! Não obstante estarás tu pronto para a lição seguinte? Lembra-te que a alegria que sentes vem de ti e apenas tu a podes causar.» Dito isto desapareceu.

O Peregrino ficou confuso, mas seguiu o caminho, ainda a pensar em tudo o que tinha ouvido, com um sobrolho meio levantado e um ar de enigma no rosto. Subitamente a ponte começou a abanar e tão fortemente que ele mal teve tempo de se agarrar a algo ou pensar numa saída. A ponte cedeu e o Peregrino caiu pelo precipício abaixo.

Enquanto o seu corpo caía e a Morte se avizinhava como inevitável, a sua mente começou a ter medo, mas lembrando-se das palavras da Rainha, fechou os olhos e entregou-se à experiência. Novamente o seu coração se encheu de alegria e paz, havia feito um caminho bonito e lembrava-se agora de quem fora em tempos e de quem era agora. Estava feliz pelo que fizera, a Morte poderia chegar…

Na segunda hora de Júpiter do dia de Sol, S. Francisco de Assis, S. Áurea

Comentários

  1. "a Morte poderia chegar…"
    E o Renascer...

    ResponderEliminar
  2. Sabe, Shin, sabemos que na realidade a morte não existe. É um conceito do plano físico. Mesmo assim fechar os olhos e entregar-se a essa experiência de morte física não é fácil. Mas a carta da morte não fala da morte física, assim como o enforcado não fala de enforcamento, tudo é simbólico; assim vejo o peregrino caindo simbólicamente. Às vezes temos que cair da posição que nos orgulhávamos, ou onde estávamos tão bem e felizes, para aprendermos nova lição e progredir... Esse é um dos caminhos, acabei de ler, mas já esqueci o nome... Aff...rsrsrs.
    Bendita sejas!

    ResponderEliminar
  3. Reyel

    fiquei tão feliz com a tua anotação. Adorei o que escreveste e pensei, mesmo não sendo preciso dizê-lo, que sempre que quiseres podes colocar aqui nas anotações a tua forma de interpretar as cartas do dia. Bem sei que teremos ou não visões diferentes, mas podes fazê-lo sempre que te apetecer, é na diversidade que nasce a compreensão. Pode até servir de exercício para treinares, que achas?

    Beijocas e obrigada pela tua energia tão boa aqui!

    ResponderEliminar
  4. Nossa, Shin, sua sugestão me emocionou! É que mesmo tinha falado a meu marido, como vou exercitar o tarô agora? Sim, pois devo praticar, praticar e PRATICAR, p me aperfeiçoar. E tirar só p mim a cada momento ficará confuso, colocar uma placa de "Cunsulta-se Tarô Aqui" em frente de casa está fora de questão. Então vou aproveitando sua deixa hehehe... Obrigada, viu?
    Bendita sejas!

    ResponderEliminar
  5. Reyel

    eu fico muito emocionada que aceites e felicíssima!!!

    Vai ser bonito! Podes fazer nas anteriores e tudo!!!

    Beijcoas

    ResponderEliminar
  6. Que lindo! Já tens um belo material pra um livro!
    bjosssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Marcelo meu amor

    :)))) tenho uma proposta que não é minha, mas sim da Reyel para te fazer, posso? Podemos???

    Que tal editares as tuas mandalas como cartas de tarot e meditação??? Ahhh faz falta material interessante como o que crias!

    Material para um livro...deste-me uma ideia interessante. Mas essas histórias são feitas a partir das cartas da semana, cada semana é diferente, só o pEregrino é que é a mesma personagem!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Tenho pensado muito nisso!!! Num primeiro momento, quando tiver um número razoável de mandalas, quero ampliá-las e fazer uma exposição.
    Esta é uma bela idéia.
    Agora quero produzir uma para cada Raio e são 24 raios...

    Quanto ao peregrino, suas relfexões com ele, apesar de valerem para o período, são universais. A deste post está maravilhosa, merecia ser publicada.

    bjosssssss

    ResponderEliminar
  9. Marcelo

    tmbém acho que merecem uma exposição. Aguardarei as dos raios!!!

    Obrigada pela tua força. Até esse dia já está publicada, aqui ;)

    Beijcoas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com