Avançar para o conteúdo principal

Ritual da Fecundidade

A noite de 30 de Abril para dia 1 de Maio é noite de celebração, é noite de festa. A Mãe está cada vez mais em manifestação viva da sua Força, o Sol está cada vez mais forte e vai poder fecundá-la de forma mais eficiente.


Reza a lenda que uma criança gerada neste noite terá o poder de unir os povos, diz-se que o Rei Artur e Morgana geraram Mordred nessa mesma noite, se é verdade ou não pouca relevância terá, o importante é a lição sobre o poder que esta noite tem e que está ao dispor de cada um para a usar ou não.
Para nós, será uma noite onde além da celebração de gratidão por tudo o que a Mãe e o Pai nos dão, poderemos aproveitar para direccionar a sua energia nos assuntos da nossa vida que mais precisem. É um ritual dedicado ao Fogo, à nossa Vontade de actuar, dirigir o Carro para aproveitar as energias da Roda da Vida.


Precisaremos para realizar este ritual de um Pau de Maio (uma estaca ou vara com rebentos, colocada num vaso com terra), uma vela verde dentro de uma taça, uma taça com carvão acesso, pão e um cálice com vinho. Deverá ser realizado na noite de 30 para 1 de Maio.
No centro do Círculo Mágico coloca-se o Pau de Maio, a Sul o Fogo e a Norte a taça com a vela no seu interior.
Depois de fechar o Círculo Mágico e de realizar o ritual de abertura, dizer:

- Acendamos, com a nossa Arte, o Fogo Sagrado, para que a chama da União arda de novo.
Invoquemos o Grande Deus, para que fecunde toda a Terra e desterre o frio, tornando a Natureza de novo fértil.

Acender a vela da taça e dizer:

- A Força do Fogo está entre nós.


Saudação para Oriente de braços erguidos.
- Tu és o Fogo das Sete Energias que envias o vento sobre a terra inundada. Desces sobre a Terra na forma de orvalho e elevas-te no Ar no voo do falcão. És o carvalho e o raio que o destrói. Floresces entre as flores mais belas, animas o guerreiro, ensinas aos sacerdotes a sua sabedoria e inspiras os poetas. Corres os montes como o javali, gritas como o mar no Inverno, voas como as águias e conheces os segredos das pedras antigas.
Todos desejam a tua chegada.
Consagrar o pão e o vinho pela imposição da vara, passando-os em seguida sobre o fogo.
Dizer:

- Hoje é o dia do amor universal. O Grande Deus uniu-se à Grande Mãe, para que a Terra seja mais próspera e feliz.
Benditos os que se uniram em nome do Grande Deus para celebrar a vida. É o Amor que faz mover as marés, faz girar a Grande Roda do Universo e origina a Vida.
O Amor é o Fogo da Taça e a Força da Vida.
O Sol renascerá no Oriente e iluminará de novo o carvalho, o freixo e o espinheiro.
Pelo Amor invocamos o Verão. Que o Grande Deus traga a fecundidade à Terra e a riqueza às gentes.
Antes de encerrar o Ritual, recordemos as palavras dos Irmãos da Arte "Não fales a ninguém dos nossos trabalhos porque lhes chamariam de pecado."

Realizar o ritual de encerramento e abrir o Círculo Mágico.
O Ritual está terminado.

in Rituais Antigos para um Mundo Novo - Manual de Magia, José Medeiros

Espero que vos seja útil! É mais um dos rituais mágicos que se encontram ao nosso dispor, ajudando-nos a entrar em sintonia com a Terra e com o Divino.

Comentários

  1. Olá, minha querida.
    Esse ritual é lindo. Estava a lê-lo e a pensar assim "era giro ver uma foto do TEU ritual, com o teu pau de Maio e as tuas fitas".

    Gosto muito dos teus guizos (som)!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei saber um pouco mais sobre esta noite, desconhecia estes factos. Acho os rituais fantásticos. São também uma lembrança que devemos agradecer e respeitar sempre aquilo que recebemos da Natureza.

    PS - Pena que não vou estar a sós com o Celso (hihihihi) :P

    Um beijo enorme

    ResponderEliminar
  3. Minha linda, venho agora da Cova do Urso, onde deixei um comentário (de novo os guizos... adoro! Dão-me vontade de dançar!) na tua entrevista.

    Estás de parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Shin Tau

    Muito obrigado pela entrevista. Não me surpreende que as pessoas estejam a deixar maravilhosos comentários sobre a Shin Tau e o Grimoire.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. HAzel,

    já te respondi no tua casa, mas volto a dizer "adoro ler as tuas palavras".

    Os guizos foram a pensar no amigo António que é de Moçambique! rkrkrkrk

    Beijcoas

    ResponderEliminar
  6. António,

    estou a ficar cada vez mais emocionada, não fazia ideia! Esta entrevista está a dar-me muita força para continuar, é bom saber que os outros também vêem aquilo que eu vejo. Adorei a do chique! rkrkrkrrkrk só a Fada!

    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  7. Olá Shin Tau já dei uma vista de olhos pelo seu blogue e achei-o diferente de todos aqueles que tenho visitado.Gostei do que li.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Shin Tau

    A sua entrevista está a ser um sucesso. Fico muito feliz por si.

    Gosto muito de ver o seu blogue no computador de minha casa (onde estou agora), pois como tenho um monitor daqueles grandes, vejo as sua barras laterais verdes, que dá o tal ar chic que a Fada fala.

    Até logo

    ResponderEliminar
  9. Maria de Fátima,

    obrigada pela visita e por deixar a sua energia em palavras tão bonitas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. António,

    :) humildemente grata por tudo, o Grimoire está a ter hoje visitas, valha me deus, que até pôs o site do meu counter em baixo rkrkrrkrkrkrkrk

    Já não há palavras para lhe agradecer, no fim do dia espero poder ir lá deixar uma pequena reflexão!

    :***

    ResponderEliminar
  11. António,

    só agora descobriu as folhas do Grimoire, teve então direito a uma surpresa! Em breve mudarão, com a chegada do Verão!
    Isto hoje está muito animado!!!

    :*

    ResponderEliminar
  12. Shin

    Vi as folhas verdes desde o primeiro momento que conheci este blogue. Só agora é que comentei, porque no trabalho só consigo ver o fundo preto. lol

    Agora chegarão as espigas? Amarelo e preto? Tipo Catherine Deneuve? Muito chic.

    Aquilo lá vai animado. Vai em 60...

    Olhe que isso do contador foi à conta do seu aspecto Mercúrio-Marte. lol Não tenho nada a ver com isso. lol

    ResponderEliminar
  13. Olá Shin Tao

    O Antonio Rosa deixou um comentário no meu blog avisando que você o apreciava. Fiquei contente por saber disso.

    Confesso que não estou muito ligado à blogosfera, apenas vou deixando de quando em quando - aliás, como deve ter constatado pela distancia entre as datas dos meus escritos - um sorriso ou uma lágrima, dependendo do que me vai na alma, naquele blog. Foi a forma que arranjei de não estar sempre a perder os poemas por os deixar escritos em dispersas folhas esvoaçantes. (:

    Estive a ler um pouco do seu blog e achei interessantissimo. É bom saber que ainda existe magia no mundo. Muitos parabéns. Vou deixar ali um link para a visitar de vez em quando.

    Abraços

    Victor Rodrigues

    ResponderEliminar
  14. António,

    foi mesmo animado. Se foi do Mercúrio não sei, mas que teve a ver consigo, ah isso teve :)

    Quanto ao resto vou dar tempo ao tempo, gostei mesmo da ideia da abelha maia!!! (Ainda a rir!)

    :**

    ResponderEliminar
  15. Vilinha,

    quando pela primeira vez fui ter ao seu blogue, fiquei deslumbrada e nem palavras tive para falar (o que é raro em mim), pois achei que tudo ficará dito nos seus poemas. Mas tornei-me seguidora, mesmo que silenciosa :)

    Venha sempre que lhe apetecer, a magia aqui ainda existe :)

    Um abraço e obrigada pelo link no seu Exaltação

    ResponderEliminar
  16. Olá Shin Tau desde ontem que vou lendo os seus textos aos bocadinhos e descobri uma curiosidade: nós as duas temos o mesmo signo e o mesmo ascendente, é uma bonita coincidência.Beijinhos, bom feriado e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Maria de Fátima,

    só pode ser boa pessoa :))))
    Leu o que coloquei sobre as emoções? Sente o seu caranguejo da mesma forma que eu?

    Um abraço e um feliz dia

    ResponderEliminar
  18. Olá Shin Tau

    Queria agradecer as palavras amaveis com que se referiu ao meu blog na entrevista que deu ao António Rosa e que ele me transmitiu

    Obrigado amiga

    Beijinho

    O Viajante

    ResponderEliminar
  19. Shin Tau sou uma pessoa muito emotiva e sofro muito para dentro.Dou muita importância aquilo que me dizem e por vezes sofro por antecipação, sou teimosa ao ponto de não descansar até conseguir aquilo que quero.Também sou muito inconstante e ora tenho momentos de alegria e ora de tristeza.Tenho dias em que preciso que me passem um raspanete, para eu ganhar coragem e ânimo para seguir com a vida para a frente e deixar de pensar asneiradas.Afinal de contas tenho tudo o que preciso para ser feliz, tenho saúde, tenho emprego, sou amada pelos meus pais e marido.Um abraço e um dia feliz.

    ResponderEliminar
  20. Doce Bruxinha

    Lindo o ritual, tomei a liberdade de cita-lo la na CASA porque desta vez coloquei um conto sobre a Fertilidade e direcionei o pessoal para o seu ritual que está, como sempre, magnifico.

    Mais uma vez parabens pela entrevista que festa la la la la la la heeeeeeee !!!!

    Beijinhos encantados

    )0(

    ResponderEliminar
  21. Viajante,

    não precisa de agradecer, foi mérito seu! Continue!

    Kiss

    ResponderEliminar
  22. Maria de Fátima,

    gostei muito da forma como se descrever, uma verdadeira ascendente em caranguejo rkrkrkkrkrkr

    Estarei atenta ao seu blogue e espero poder aprender muito consigo!

    Obrigada pela presença

    ResponderEliminar
  23. Caillena,

    amiga...só depois de ter posto o comentário no teu blogue, só lá vi a surpresa, é que descobri a tua anotação aqui.
    Fiquei muito feliz! As partilhas entre bruxinhas são importantes, magias diferentes mas o mesmo Amor :)

    A entrevista foi um sucesso, quase chegámos aos 100 comentários! Foi muito divertida mas cansativa, ah e juro que não fiz nenhum feitiço para que tivesse sucesso rkrkrkrkrkrk

    Mercúrio! Levou as mensagens. Este fim-de-semana vou publicar a entrevista aqui. Vou fazer outra festa!!!!

    Kiss Irmã de Caminho, espero que o teu Beltane seja fértil e próspero

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp