Avançar para o conteúdo principal

Mês de Fevereiro e os seus significados

Este mês Fevereiro deve o seu nome às festas romanas Februa ou Februatio. Era o mês que os romanos dedicavam à purificação do corpo e da alma, a palavra febre vem também daí. Se formos pensar bem no assunto, fará algum sentido. Em Janeiro fizemos as nossas escolhas e em Fevereiro purificamos o nosso corpo e espírito para que as escolhas possam descer a este plano com mais facilidade, sem obstáculos. Estas festas estavam contudo também associadas à natureza, nesta altura do ano, como preparação para a limpeza antes da Primavera, chovia imenso e os romanos começaram a associar isso a uma purificação da Mãe e decidiram imitá-la. Curiosamente, não me lembro de outro mês de Fevereiro em que tanto tivesse chovido.

Fazendo uma busca rápida pela net, encontro que esta lua cheia tem também o nome de Lua da Busca do Conhecimento, fiquei aos pulos!!! Na lua anterior tentámos fazer uma homenagem aos nossos Antepassados, nesta poderemos pedir-lhes que nos transmitam os conhecimentos antigos que eles, sem internet, sem dinheiro para livros, muitos até sem estudos, conseguiram alcançar pela simples dedicação e observação da Natureza. Assim este mês é excelente para nos dedicarmos aos estudos, treinarmos a nossa mente e homenagear os Mestres. Nesta época escolham ler um livro que sempre tiveram vontade mas nunca se proporcionou, algo que vocês achem demais para a vossa carruagem. Eu ando há tempos com A Divina Comédia de Dante para ler, mas fico sempre com receio. "Será que vou compreender isto?" Este mês vai ser!!!

Para acompanhar essas leituras intensas prepare um chá de loureiro e queime hera, ambas são plantas que favorecem os estudos, a dedicação. Se tiverem mais sugestões partilhem, é sempre bom oferecer um leque de escolhas. Neste mês podemos, ainda, invocar o poder da deusa Atenas, a deusa do Conhecimento.

Num dia de São Ricardo, São Romualdo e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Mais umas dicas interessantes gostei daquela do chá de louro e da hera que facilitam os estudos talvez os nossos jovens deixem de tomar comprimidos para fzer directas antes do testes.
    Pois mas os romanos em Fevereiro tinham também outras "purificações" as festas do Deus Baco (dionisio na Grécia)tambem chamadas "liberais" durante as quais segundo um historiador da epoca as damas romanas “libertavam-se” de seu habitual comportamento prudente e ponderado e aceitavam propostas indecentes, participando activamente nos procedimentos menos honestas( talvez daí a febre do Fevereiro). Claro que nem o cristianismo conseguiu destruir por completo estas celebrações que hoje existem com o nome de Carnaval.
    Quanto à Atena deusa da sabedoria e do conhecimento e das ares protectora da cidade de Atenas apesar do seu ar marcial é a minha deusa grega favorita.
    Quanto à Divina Comédia por agora deixe isso para lá como dizem os brasileiros.

    Beijinho

    Viajante

    ResponderEliminar
  2. Olá Viajante,

    relativamente aos estudantes, se eles tomassem esses chás não precisariam das directas, mas talvez fosse mais fácil estudar atempadamente para os testes e aí sim com a ajuda do chá ;)

    Os Romanos também tinhas as lupercalia (a imagem do post é referente a isso), era o fim do ano para eles e por isso é natural que houvesse muitas festas nessa época.
    Atenas sempre foi associada como a Deusa da Guerra, mas na verdade ela era a deusa do conhecimento, da sabedoria. A guerra foi-lhe associada pelos trajes, mas o elmo representava a Sabedoria e a Lança a Justiça, passou a simbolizar a guerra justa (será que isso existe mesmo?). Também é uma das minhas deusas preferidas, mas simpatizo muito com Diana/Artemísia. Em breve dedicar-lhe-ei um post. Depois poderemos trocar mais opiniões.

    Quanto à Divina Comédia, será mesmo iniciada este mês, creio que devemos ultrapassar os nossos receios e tentar ser mais do que somos. Pelo menos tentar ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com