Avançar para o conteúdo principal

Carnaval

(Foto retirada do site http://www.viningsgallery.com/featured-artists/fabian-perez/)

Antes de mais espero que quem anda a brincar ao Carnaval se esteja a divertir imenso. Eu deixei de gostar do Carnaval há muito tempo, mas respeito e até gosto de ver as pessoas mascaradas, as brincadeiras parvas e a eterna desculpa "É Carnaval ninguém leva a mal!" fizeram com que esta festa perdesse a sua graça. O crescer também foi um facto, deixei de sentir necessidade de me mascarar, aliás, das últimas vezes foi um drama encontrar uma máscara que gostasse...
Porém, quando era criança, e até fazia essas brincadeiras parvas, adorava estes três dias. Creio que quando somos crianças estamos mais próximos da nossa verdadeira essência, ainda não nos moldámos por completo às regras e etiquetas da sociedade e somos mais puros. Ainda não racionalizamos as coisas e apenas as intuímos, gostamos de nos revelar aos outros de outra forma.
Por tudo isso achei interessante lembrar-me quais eram as máscaras que eu gostava de usar quando era mais nova. Quando o fiz, a surpresa foi por demais interessante, aprendi algo sobre mim. Por isso hoje faço-vos o seguinte desafio, que máscaras usavam quando eram crianças? De que forma elas se adequam a paixões ou a características que ainda hoje revelam? Essa máscara faz parte da vossa essência ou era apenas algo imposto pelos pais?
Eu, todos os Carnavais, e ai da minha mamã que me mascarasse de outra forma, era Sevilhana. Longo vestido branco com bolas vermelhas, olhos pintados de preto, lábios vermelhos, sapato de verniz salto alto, castanholas na mão, expressão determinada na face, paixão nos olhos e muito amor no corpo. Tudo faz sentido, drama, música e dança, eis uma grande faceta da minha alma! E vós? Estou curiosa de saber se sou só eu ou se há mais almas por aí que reflectiram da mesma forma.
Para terminar vou partilhar um ritual que a minha família e amigos faziam na noite de Carnaval. Era uma espécie de coisa tribal, encabeçada pela minha avó e eu nunca soube o porquê desse ritual ou a sua origem, mas depois da meia-noite, lá íamos todos, e eu adorava esta parte, o teatro que se fazia.
Juntávamo-nos no quintal de alguém, construíamos uma maca, colocávamos em cima um espantalho, construído com as roupas de um homem e enchido de ervas, vestíamo-nos de luto e lá íamos pela Amadora fora a gritar e chorar pela morte do defunto. Era impressionante todas as pessoas vinham à janela, umas sorriam, outras ralhavam, algumas desciam e juntavam-se a nós. O cortejo seguia por um bom percurso e terminava sempre à porta da esquadra. Lá vinham os senhores agentes muito preocupados a pensar que havia já zanga e davam de caras com a minha avó num pranto, a descabelar-se toda, e nós atrás com ar sério a chorar. Era um fartote!
Curiosamente depois destas cenas não me lembro de como terminava, lá devia de ir o homem para o caixote mais perto, como isso não fazia parte da minha fantasia, devo ter eliminado, curioso como a mente humana funciona.

Foram bons tempos, sem dúvida! Tirando os ovos podres na cabeça e os balões de água que vinham antes da maldita farinha!

Num dia de São Sérgio, São Pretextado e de Samael, Regente da Energia de Marte

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Pois eu ainda sou pior acho que não me lembro de nenhuma fantasia em especial. Talvez umas roupas velhas que haviam lá em casa vestidas de qualque maneira. De facto mascarei-me muito poucas vezes embora fosse aos bailes e tentasse descobrir quem eram os mascarados/as que se metiam comigo.
    O ritual a que a Shin Tau se refere talvez seja o "enterro do entrudo" que simbolizava a passagem da licenciosidade com os seus excessos que se viviam no Carnaval, para a Quaresma que começa na quarta-feira de cinzas é que se pretendia fosse um periodo de recolhimento, reflexão e siêncio.
    Lamento não acrescentar grande coisa à sua pesquisa. Talvez eu não goste de me mascarar ou quem sabe de me desmascarar.

    Um beijinho

    O Viajante

    PS. Gosto da sevilhana a sensualidade sempre presente no seu blog

    ResponderEliminar
  2. Ehehehe Viajante,

    pois trouxe-me uma peça fundamental, saber que rito era aquele afinal. Há uns tempos dei aulas a pessoas reformadas em Mafra (precisamente nos bombeiros!) e quando falámos sobre o Carnaval eu disse-lhes que era uma festividade religiosa e todos eles o negaram. Acreditando que como mais velhos eram mais experientes, além de muitos deles serem católicos, deixei essa ideia de lado, porque também não era assim tão importante!
    Hoje vem-me confirmar que afinal eu tinha razão. O carnaval marca a entrada da quaresma, daí que nunca seja num dia específico e seja sempre 40 dias antes da Páscoa. (tempo de purificação).
    Muito obrigada!!!
    Gostei da sua frase final!!! Isto de nos desmascararmos não é simples ;)

    Obrigada, obrigada, obrigada!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Shin_Tau!

    Desculpe pela ausência prolongada, viu?

    Quanto à sua iniciação, não me surpreende que tenha recebido essas mensagens para encontrar um mestre. Isso é o mais esperado para alguém que tem os questionamentos que você tem.

    Você é de Portugal, não é? Eu faço parte de uma escola que, por enquanto, só existe no Brasil. A vantagem é que estou em contato constante com todos os mestres.

    Mas conheço outra escola magnífica que, ao meu ver, você possa ser mais afim. Já ouviu falar de Gnosis?

    Não sei se tem em Portugal, mas deve ter sim. Entre nesse site:

    http://www.ageacac.org.br/j/index.php?option=com_content&view=article&id=44:sobre-a-ageacac&catid=35:temas&Itemid=56

    É a porta de entrada para a Gnosis. Completando a primeira câmara, você vai ser informada de como prosseguir.

    Muita paz, minha amiga! Estou torcendo por você em sua caminhada, intuindo muita força e muita luz!

    ;-)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Shin Tau
    Obrigada pela visita e pelo apoio.
    Vou ficar lá no Jardim, para ajudar na rega.
    Um abraço fraterno!

    ResponderEliminar
  5. Incontrolável Shin_Tau

    O que foste desenterrar!
    Mas primeiro o desafio. Como sabes não sou (era) muito festivaleira pelo que o Carnaval mais ou menos passava-me ao lado.

    Não havia uma máscara em particular que eu gostasse de usar mas lembro-me curiosamente que o importante para mim era que o fato estivesse bem confeccionado e tivesse os devidos acessórios.Isto é, tanto me fazia qual fosse a máscara desde que fosse perfeita..
    Não era do género de me mascarar com "qualquer coisa" que se arranjasse lá em casa.A mãe que sempre me topou (e aturou) fez então o fato de Pierrot que usei mais de 3 anos seguidos porque era realmente lindo.Maquilhagem a condizer e assim sim podia sair para o Carnaval.
    Ela fez depois aquele fato de palhaço com os botões vermelhos enormes, lembras-te? Mas esse não cheguei a usar, entrei na fase "ermita"..Foi o Nelson o seu orgulhoso desfilador.
    E agora uma surpresa: sabes que foi também a mãe quem fez o vestido de sevilhana que tanto gostavas.Esse e os 2 a seguir porque, ao contrário de mim crescia tipo erva daninha...lol
    E convencer-te a não o levar para a escola em dias normais com os teis 8 anos, também era complicado. Adoravas o sacana dos vestidos de sevilhana...

    Quanto ao desfile lembro-me bem, a avó obrigava-nos a ir porque dizia ela toda a festa tem um fim que devemos chorar e enterrar.
    É engraçado que também não me lembro o que acontecia ao defundo, tão morta que estava por chegar a casa e terminar aquele cortejo de doidos e gritos e choro..lembro-me que nessa altura, com cerca de 13/14 anos tinha a certeza absoluta de ter nascido na família errada..Ainda hoje tenho algumas dúvidas...lol


    Foi giro relembrar-me destas coisas e dos sentimentos que me provocaram e da pessoa que eu era...

    A vida é mesmo um eterno Carnaval, fingimos que somos alguma coisa diferente do que somos para termos alguma alegria..

    Muitos Bejos Chica. Olé!!
    IdoMind

    ResponderEliminar
  6. Oi minha linda amiga

    Ontem escrevi um lindo comentario so que na hora de postar minha conexao caiu rs coisas de internet.

    Vamos la de novo :) Tambem nao ligo para carnaval, ja teve seu tempo quando era somente carnaval e rua e clubes bem familiares.

    Aceito o seu desafio dizendo (escrevi tao lindo ontem, mas vou tentar refazer)Minha fantasia era quase sempre bailarina, até que num determinado momento pedi a minha moomy que fizesse uma fantasia de bruxa, e esta fantasia com sua variaçoes de ano para ano foi sempre a escolhida! Mas voce me levou a uma sessao nostalgia em lembrar que com 6 anos eu me vesti de rendas de cor lilas e soltei meus cabelos loiros e pedi a minha avo que tirasse uma foto, e toda prosa falei a ela que era uma roupa de bruxa, que as bruxas se vestiam assim e como eu era uma eu queria tirar a foto..rs tenho esta foto ate hoje. Me levou, também, a lembrar que o unico quadro no meu quarto era uma bruxa daquelas bem narigudas mexendo um caldeirao e atras tinha um lindo gato preto com o pelo todo eriçado!!!
    Entao minha doce amiga imagino que a paixao ja vem desde moleca, a bruxa daquela epoca ja era minha caracteristica revelada.

    Ahh a Sevilhana ja tenho a anos como paixao, dancei flamenco até 2006 infelizmente tive que parar por estar caro demais o curso. Mas assim que puder retornarei (os lindos sapatinhos estao guardados com todo carinho). Ja dançaste o flamenco? é maravilhoso, faz bem para o corpo e para a alma e é tambem uma dança tremendamente sensual rsrsrs ah e a proposito esta foto que voce colocou esta linda!

    Bem minha querida imagino que ontem escrevi de uma forma diferente mas com o mesmo significado (gostei mais do jeitinho como escrevi ontem, ohh internet danada) kkkk

    Beijos minha linda flor
    Que os Deuses te abençoem sempre!!!
    )0(

    ResponderEliminar
  7. ow esqueci de falar que voce e o Viajante aguçaram minha curiosidade sobre este ritual que sua familia fazia " o enterro do entrudo" gosto destas coisas e sou por demais curiosa em se tratando de determinados assuntos.
    Ontem eu tinha falado mais sobre isso kkkk

    beijinhus de novo

    ResponderEliminar
  8. Fiquei bastante contente com o vosso feedback!

    IdoMind,

    ontem descobri que afinal quem fazia de morto era o Nando (LOL) e pelos vistos fazia bem pois enganava-nos a todos!!! Por isso ninguém sabia o acontecia ao morto LOL

    Caillean,

    pois é a bruxinha já lá estava, bonito hein! Quando somos crianças sabemos melhor quem somos, ou seja, a nossa essência!!!
    Quanto ao Flamengo nunca dancei, pelo menos em público rkrkrkrkr
    Adorei saber que temos também esta paixão em comum (a dança!).

    Beijocas para todos e obrigada pela vossa presença!!!

    ResponderEliminar
  9. Vocês faziam isso, Amadora fora? Mas que doidos!!! AHAHHAHHAHAHA

    E agora fiquei a imaginar-te vestida de sevilhana...! Deves ficar bem bonita, mas também não precisas de muito para isso.

    Olha, eu nunca liguei muito ao Carmaval, também por imposição familiar. Normalmente, nessa época, nem me deixavam sair de casa. Um bocadito sem graça, né?
    Bah!
    O teu era bem mais giro!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp