Avançar para o conteúdo principal

Uma história de tempos antigos

Hoje vou-vos contar uma história...permitam-me, pois é sobre os meus Antepassados, tomei a liberdade de preencher com a minha imaginação algumas partes que estavam em branco, mas a essência, essa permanece a verdadeira.

Reza a lenda que numa noite fria e escura, onde nem a luz enigmática da Deusa bastava para indicar o caminho, os meus avós saíram da sua aldeia a trote num burro para levar a minha mãe ao médico na cidade mais próxima. Por caminhos sinuosos, encruzilhadas e veredas, o meu avô ia sempre olhando para trás, revelando uma desconfiança fora do comum. A minha avó, mulher vigorosa e anciã como sempre foi, aconselha-o a não o fazer, pois era uma noite perigosa e pelo adiantado da hora andavam à solta todo o tipo de seres fantásticos.
O homem, ainda desconfiado, foi tentando resistir à tentação, mas o seu medo foi maior e olhou para trás depois de passar uma encruzilhada. Diz-se que aquilo que viu foi tão tenebroso que nem conseguia pronunciar uma palavra para o descrever, percorrendo o restante caminho a tremer de medo. Nessa noite acabaram por permanecer na cidade, por ser muito tarde, mas acredito que fosse apenas pelo medo. Contaram-me os meus pais que cada vez que ele tentava falar sobre essa noite, depois de muita insistência dos filhos, entrava num mundo de delírio tão grande que ninguém queria acreditar. Até que houve um dia em que ele se confessou...
Diz ter visto um ser de três cabeças, numa apenas havia uma boca, noutra os olhos e na outra os ouvidos. A cabeça com a boca disse-lhe:
- Se algum dia falares sobre o que viste, ir-te-emos buscar.
A cabeça dos olhos registaram todos os seus traços e os ouvidos, ouviram a sua respiração e o bater do seu coração, capturando a sua essência. A partir daquele dia, Bernardo estava condenado a viver em medo...
Dizia a minha avó que ele nunca mais fora o mesmo desde essa noite, entrando em mundos obscuros de visões e alucinações. Ainda hoje o meu pai diz que era espantoso, passava o dia inteiro com ele no trabalho e era uma pessoa normal, mas quando se aproximavam de casa e mal o meu avô via a minha avó, lembrando-se daquele episódio, refugiava-se numa loucura bizarra.

Tudo o que me resta do meu avô Bernardo são este tipo de histórias mirabolantes, que tentavam justificar uma esquizofrenia que mais tarde se veio a revelar em outros homens da sua família. Esquizofrenia ou não, sei que elas contribuíram para um portefólio alucinante de histórias do nosso folclore, fazendo parte daquilo que sou hoje, uma mulher que acredita em todas essas histórias. Compreendendo que muitas delas poderão ser justificadas por um simples argumento racional, mas prefiro acreditar na magia por detrás de todas elas.

E vós? Não acredito que nenhum de vós não tenha ouvido uma destas histórias dos seus avós ou de outras pessoas mais velhas da família?
A minha história de infância está repleta delas e muitas noites de Verão foram preenchidas assim, no quintal debaixo da luz da lua a ouvir o meu tio mais velho a contar essas lendas e mitos de monstros, lobisomens, bruxas e seres malignos. Reza a lenda que a minha avó era a sétima filha...será que permaneceu na família?

Num dia de Santo Amaro, São Paulo Eremita, São Romeo e de Saquiel, Regente da Energia de Júpiter

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Pois histórias dessas, não tão marcantes, aconteceram um pouco com diversos membros da minha familia, inclusivé com a minha mãe que é de facto uma mulher destemida e quando tem alguma duvida investiga. Portanto se ela não sabia explicar eu acredito que devia ser algo de anormal.
    Tal como a iluminação das cidades impede de ver as estrelas no céu, talvez tambem a noite tenha perdido os seus mistérios

    Um abraço

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin Tau

    Tudo bem em relação aos comentários, fiquei preocupado que fossem outras as razões que a levaram a moderar os comentários.
    Claro que a Isis tem os seus mistérios

    Beijinho

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  3. Olá meu querido e lindo Viajante,

    todas as mudanças que ocorrem neste espaço têm uma razão, neste caso, esta teve até três, uma pessoal e duas em relação aos outros.
    Não meu querido, comigo tudo é claro e transparente, não há outras razões a não ser aquelas que lhe disse.
    Os mistérios da Ísis são para ser desvendados, em caso de dúvidas nada melhor do que perguntar. A falar é que nos entendemos e sinta-se sempre à vontade para perguntar seja o que for, já quase não há segredos entre nós (risos), quer dizer...hum...não sei...talvez ainda haja muitos (risos).

    Obrigada pela sua presença maravilhosa e fico à espera que um dia nos conte uma destas histórias misteriosas que ouviu da sua mãe, fiquei curiosa, um dos meus defeitos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que grande história, adorei...
    Coitado do teu avô!

    Por acaso, lembrei-me agora de uma que me contou o meu pai.
    Quando ele era criança, havia uma tia dele que estava muito doente. Era uma tia velha, e quando já estava a morrer, mandaram chamar as pessoas da família para se despedirem.
    A minha avó paterna estava longe e foi um esforço muito grande para conseguir chegar a tempo.
    Ele contou que quando lá chegou com a mãe (a minha avó paterna), a cara da tia dele transformou-se na cara de outra pessoa (acho que era a avó dele, portanto, mãe da tia e da minha avó paterma), e disse "Ainda bem que chegaste, filha. Pronto, agora já posso ir."

    E a cara voltou a transformar-se na cara da tia, e ela morreu.
    Penso que a mãe da minha avó paterna não se tivesse despedido dela antes de morrer.

    E o meu pai diz que assistiu a isso tudo quando era miúdo.

    Ainda hoje não sei... desafia a lógica, a ciência... mas ele nunca foi pessoa mentirosa.
    E que há coisas inexplicáveis.... oh isso há...!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela leitura do 4 de Bastões. Adorei!!

    ResponderEliminar
  6. Muito bonito sim senhora, a revelar world wide web as reliquias narrativas da família.
    Anos de terapia deitados ao lixo depois de ler o teu post..lol
    Grande infância...diria até abençoada infância.Livre, cheia de amor, de partilha e sobetudo construtiva porque os adultos nos incluiam as todas as conversas, em todas as discussões.Não havia cá tabus ou segredos porque "não é para idade deles".Crescemos com uma compreensão muito concreta da vida e mágica, claro.Não havia história que não acabasse em assombração...Cedo fomos iniciadas na Linguagem Universal e quero agradecer à extraordinária Bernardete pelo legado maravilhoso que nos deixou.Nunca lhe disse, mas admirei sempre aquela coragem ferrea que nos desesperou tantas vezes quantas a confundimos por pura teimosia.Minha querida avó.
    Não tinhamos mesmo como escapar a isto do sobrenatural, pois não?

    beijos love you

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp