Avançar para o conteúdo principal

Anjo Samael

Ontem nos meus estudos descobri um texto muito interessante que me fez pensar muito, por isso hoje vou transcrevê-lo para aqui, para partilhar e para eu o ir lendo de vez em quando para ver se entra melhor.
O texto tinha a ver com o Anjo Samael, título desta partilha, que é o meu Guardião da Casa, ao ler o texto fiquei um pouco preocupada pois dizia que este anjo era o mesmo que Satã e Lúcifer, que os hebreus chamam-no de Samael, os ocidentais de Satã e os latinos Lúcifer. Como podem imaginar fiquei um pouco confusa, não por ter este anjo como Guardião, mas pela minha ignorância sobre o assunto, afinal que escolha fiz eu, que Anjo convidei para proteger o meu Lar.
Todos os nomes querem dizer o mesmo "Anjo da Luz" e por essa razão este é o meu Guardião da Casa, mas ao relacioná-lo com Lúcifer, achei que era demasiado forte para mim e para a minha casa. Por isso pus-me a pensar e infelizmente ainda não cheguei a nenhuma conclusão, com o tempo talvez.
Depois disto encontrei este excerto que achei delicioso no livro Dogma e Ritual de Alta Magia de Éliphas Lévi, e passo a citar:

O Lúcifer da Cabala não é um anjo maldito e fulminado, é o anjo que ilumina e que regenera queimando; é para os anjos de paz o que o cometa era para as tranquilas estrelas das constelações da primavera. A estrela fixa é bela, radiante e calma; ela respira os celestes aromas e olha com amor as suas irmãs (...) e caminha solenemente, sem sair do lugar que lhe é determinado entre as sentinelas da luz. Contudo, o cometa errante, todo ensanguentado e desgrenhado, acorre das profundezas do céu; precipita-se através das esferas tranquilas, como um carro de guerra entre as fileiras de uma procissão de vestais; ousa afrontar a espada flamejante dos guardas do sol, e, como uma esposa apaixonada que procura o esposo sonhando pelas suas noites de viuvez, penetra até ao tabernáculo do rei dos dias, depois foge, exalando os fogos que o devoram e arrastando após si um longo incêndio (...)

Entretanto as irmãs estrelas, com medo deste cometa, decidem tentar convencê-lo a ser como elas, a ficar quieto e fixo num determinado lugar, aliciando-o com a sua beleza e dizendo-lhe que se tornaria mais belo se o fizesse.
Mas Samael responde-lhe:

Não creias, ó minha irmã, que posso errar ao acaso e perturbar a harmonia das esferas; Deus traçou o meu caminho como o teu, e se a minha carreira te parece incerta e vagabunda, é porque os teus raios não poderiam estender-se tão longe para abarcar o contorno da elipse que me foi dada por carreira. A minha cabeleira inflamada é o fanal de Deus; sou o mensageiro dos sóis e fortaleço-me nos seus fogos para os partilhar no meu caminho aos novos mundos que não têm ainda bastante calor, e aos astros envelhecidos que têm frio na sua solidão. Se me afadigo nas minhas longas viagens, se sou uma beleza menos atractiva do que a tua, se o meu enfeite é menos virginal, não deixo, por isso mesmo, de ser, como tu, um nobre filho do céu! Deixa-me o segredo do meu destino terrível, deixa-me o espanto que me rodeia, amaldiçoa-me, se não podes compreender-me: não deixarei, por isso, de realizar a obra que me foi imposta e continuarei a minha carreira sobre o impulso do sopro de Deus. (...)
Fica, pois, sossegada, bela estrela fixa, não quero tirar a tua luz tranquila; pelo contrário, esgotarei por ti a minha vida e o meu calor. (...) Sabe que no templo de Deus ardem fogos diferentes, que lhe dão glória; tu és a luz dos candelabros de ouro, e eu a chama do sacrifício: realizemos os nossos destinos!

Considero este texto de uma beleza rara, que nos mostra de forma diferente este Anjo da Luz que tantos temem por o não compreender. Além disso é também um texto que nos lembra que todos temos os nossos caminhos e que as formas de chegar até Deus e cumprir as nossas missões são diferentes, e o diferente não é melhor ou pior, é apenas diferente.

Num dia de Marte, de Samael e de São Jerónimo

Comentários

  1. Cara Shim Tau
    queria agradecer o seu comentario no meu blog. Acha o meu blog bom ?Pois eu acho o seu extraordinário.
    Não acredito em coincidências, portanto entenda a sua escolha em relação ao samael como um desafio.Ele é um anjo muito dificil de baixa vibração representa o nosso lado "lunar" mas quando chegar a altura e como jovem da "Nova Era" vai verificar que o seu nivel vibratório exige outro tipo de seres protectores.
    Vou "beber"o seu blog e fazer mais alguns comentarios
    Quero que saiba que respeito profundamente a missão dos jovens como você que estão elevar este nosso planeta

    Saudações

    Viajante

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela partilha sobre Samael, ajudou-me a entender algumas coisas. Também não acredito em coincidências e ter descoberto o seu blog foi de facto, desde já, uma prova disso, não há coincidências, há sintonias, e por isso obrigada por me trazer uma resposta tão imediata.
    Tenho ainda muitas perguntas à espera de resposta sobre este Arcanjo de Marte, mas tudo a seu tempo.
    O meu coração alegrou-se com as suas palavras sobre o blogue e espero de facto poder ter a sua companhia durante todo o tempo em que a nossa viagem for aprazível.

    Que a Luz e o Amor acompanhem sempre os nossos passos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações.
      Querida Anastásia,há distinções entre Luz e trevas Lucifero e Satã;Satã veio de satânia,e é o meu iniciador também...(Jó...)é o Draco(dragão)negro.
      Samael,eu o chamo de "Samiazar".
      Assim ele se apresentou á mim em forma figura.
      É esse aí em cima(figura)só que,com cabelos escuros.
      Podemos chamá-lo de Metraton
      É cristos também;o segundo da hierarquia antes de Miguel.
      Miguel é o meu có-criador e Samael o meu regente.
      Justiça aos justos...

      Assim seja

      Eliminar
  3. Samael, ainda o nome esta errado, seria SamaUl, só comentando, sem o sentido de repreender, é um assunto complicado, parte de minha existência, mas ainda incógnita absolutamente variável de um fluxo contínuo de pausas reflexivas. Mesmo que contraditórias, essas palavras ainda sim expressam, combinadas, um sentido profundo e esclarecedor de um propósito. O que posso deduzir por enquanto, é que cada um tem seu caminho e seu tempo, ele seguiu, ou fez (mesmo que eu não acredite nesta opção), o dele.
    O "Certo" existe, é absolutamente variável, sei no que se baseia, mas talvez possa ser por enquanto incompreensível ao homem de baixa sabedoria. Siga em frente e tente se colocar ao lugar dele, "viver queimando" ou seria "Amar se odiando", aceitando o fatídico e incontestável destino ou resultado de sua "existência".
    Desculpe as longas e talvez complexas palavras, mas acredito, mais que isso, eu sei, que tudo que é concedido de coração, mesmo que em linguagem desconhecida, é absorvido com certeza pelo presenteado, então deixo pra você estas muitas palavras de uma experiência talvez necessária a você pela sua questão, e parabens, por querer atravessar um preconceito que seria uma "heresia" pelos ignorantes, eles esquecem que nada existe por acaso. Abraços e felicidade.
    E lembre-se: Para entendê-lo, talvez precise refletir na frase "Justiça e direito valem mais que tudo na vida, o desejo, ordem, destino dado pelo Altíssimo Criador é incontestável, e deve ser seguido a qualquer preço.", poucos pensam em abrir a mão da própria "luz" para que outros possam tê-la. Mas ele não é um salvador ou iluminador, só fez o que tinha que fazer.

    ResponderEliminar
  4. Maurício Pedro

    obrigada pelas suas palavras. Foi em tempos um assunto que me intrigou mas para o qual já obtive as minhas respostas, interiores.

    Agradeço, mesmo assim, a intenção de ajuda :) é sempre bem-vinda.

    Volte sempre que lhe apetecer, o Grimoire gosta das conversas.

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. uma conotação de Cristo quando ainda vivo. é uma característica de seres da terceira dimensão repudiar e julgar o diferente, o desconhecido. acredito que tudo seja uma questão de consciência.
    grande abraço e desculpe qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  6. Oi amigos tdo bem, muita luz para você e a todos... Seu texto é muito interesante e vale apena pesquisar um pouquinho mais para quem desesja não é mesmo?
    Então, Samaél não é um Anjo, e sim um Arcanjo. Samaél desposou lilith, a primeira mulher de Adão. Então não como critica, mas como um modo de você fazer um blog ainda melhor vale a pena dar uma pesquisadinha... no mais gostei da iniciativa e ta valendo ! Aquele abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com