Avançar para o conteúdo principal

As Aprendizagens da Semana

Depois da aprendizagem com o cantoneiro, eis que surgiu a minha vez.
Estava com a minha mãe à espera de uma consulta, marcada para as 2 horas, e já passavam 40 minutos e ninguém dizia nada. A minha mãe estava em jejum, pois o exame assim o exigia, desde as 5 horas da manhã. Ela começou a queixar-se e as pessoas que estavam na sala também, lembrei-me do que tinha escrito aqui e decidi fazer algo. Fui à recepção perguntar a razão de tal demora, pois na sala não havia nenhuma funcionária. As recepcionistas foram super prestáveis e, depois de telefonarem às colegas, explicaram-me que o médico estava atrasado do almoço, mas que as colegas do piso superior deveriam de dar uma explicação aos utentes. Depois disto, que não demorou mais de 7 minutos, quando subi a minha mãe já estava a ser atendida, incrível. Achei um exagero que o médico tivesse de se ausentar para almoçar enquanto as utentes estavam em jejum para fazer o exame, mas em vez de refilar tomei medidas.
Depois desta cena, lembrei-me do filme que fui ver no fim-de-semana passado. Os Irmãos Wachowski, após o místico The Matrix, decidiram realizar um filme mais soft, mas nem por isso menos místico. Speed Racer, conta a história de uma família envolvida nas corridas de carros, que após o dramático acidente do filho mais velho, procuram continuar com a sua vida nas corridas. Speed é um rapaz fenomenal, não só nas corridas como também na vida social. Este rapaz vai ter de descobrir o seu caminho, livrando-se do fantasma do seu irmão e encontrando quem quer ser. O filme conta-nos, de uma forma bastante simples, o percurso do herói, como se encontra nas cartas de Tarot, ele é o Mago, pois tem todas as capacidades para as corridas desde a infância. O seu irmão é o Louco, símbolo daquilo que ele pretende atingir. O pai é o Imperador, simbolizando toda a estrutura material, física, ele é quem constrói os carros, a mãe a Imperatriz, uma mulher segura do que pretende e que se encontra como somatório do marido e do filho e, por último, a namorada a Sacerdotisa, ela está lá desde sempre ao seu lado, lembrando-o e acreditando nele. Spees vê-se perante uma escolha (Os Enamorados) e tem de decidir. O Carro está obviamente explícito no carro que ele conduz, que curiosamente tem o número 5. E as referências vão por aí fora, o Diabo, no empresário que promete toda a segurança financeira, mas que no fundo os quer é prender e manipular, enfim, o leque é vasto e basta ver o filme para compreender que os Irmãos Wachowski foram mais uma vez bem longe na sua mensagem. A juntar à mensagem forte temos também imagens fortes, nas cores e nos símbolos, sem dúvida muito bem realizado.
Todavia, a parte mais interessante é mesmo a final, quando nos é oferecido uma dança mística bem ao jeito da carta O Mundo, onde Speed se revela e nos ensina que não importa o que o Mundo é actualmente, o importante é fazermos o que julgamos correcto e, obviamente, o que somos capazes.
Esta é a verdadeira mensagem que retiro do filme, todos temos um papel na história do Universo, temos de descobrir qual é de forma a melhorarmos este mundo onde vivemos. Se cada um cumprir a sua parte, será mais fácil de colocar as coisas de volta ao sítio certo.
Foi uma aprendizagem muito interessante, principalmente porque nesta altura estou, mais uma vez, a repensar a minha vida profissional. Obrigada Wachowski, por relembrarem as pessoas, e em particular a mim, desta lição tão simples, mas por vezes tão difícil de assimilar.

Num dia de Vénus e do Arcanjo Anael, de Santa Isabel Rainha de Portugal e de São Ulrico

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com